Pioneirismo e o empreendedorismo
Hoje vamos falar de gigantes mas cujas histórias, passados e realidades também estão relacionadas com a sua história como micro empreendedor. Vejamos…
Quando você pensa em comprar alguma coisa, o que vem à cabeça de muitas pessoas? A gigante online Amazon? Para mim pelo menos sim, é quase uma regra.
A gigante de e-commerce dominou o mercado de comércio online se destacando entre as concorrentes, pois na sua plataforma hoje existe de tudo. O que vamos trazer nesse post é tentar entender como essa gigante chegou a esse ponto e vocês microempreendedores podem utilizar isso como inspiração para aplicar também nos seus micro negócios.
Concebida por Jeff Bezos em 1994, a empresa começou numa garagem, e foi uma das primeiras empresas a ter um comércio eletrônico online em 1995, o que faz dela um das pioneiras nesse segmento. No começo a empresa só vendia livros e literalmente abocanhou grande parte do mercado de venda de livros no mundo! Mas depois com o tempo, a Amazon começou a vender outras coisas, como eletrônicos, softwares, vídeo games, vestuário, etc. O pioneirismo no mercado foi essencial para que a Amazon chegasse onde ela esta hoje. Pioneirismo foi fundamental para esse estrondoso sucesso que é a Amazon hoje.
O professor da Stanford Business Scholl David Montgomgomerry e seu co-autor Marvin Lieberman popularizaram um termo em 1988 chamado “vantagens do pioneiro” que pode ser aplicado no caso da Amazon. Sendo o primeiro do grupo de empresas, os benefícios são enormes. Como por exemplo, se beneficiar de preços mais convidativos, poder capturar uma significativa parcela do mercado, criar uma marca fortemente identificada com o próprio mercado (existem um monte de exemplos, Uber, Gilette, Maizena, etc.) As empresas pioneiras também tem algo muito relevante para a condução dos negócios que é o “tempo”. Tempo para melhorar os sistemas e processos, tempo para acumular mais conhecimento do mercado, tempo para errar, aprender e corrigir. A variável tempo é uma grande aliada para empresas pioneiras!
No caso da Amazon hoje, o que a gente nota é uma combinação de várias coisas: processos bem delineados, grande poder de negociação junto aos fornecedores, funcionários muito capacitados, forte capacidade de logística para entregar as encomendas até porque a empresa conseguiu acessar um novo mercado e reconheceu onde são os locais mais favoráveis para os galpões logísticos.
A lealdade e confiança também são pontos de destaque da Amazon. Até hoje ela consegue desfrutar de compradores que reconhecem que a empresa não deixa de falhar em seus compromissos, exemplo disso é a constante liderança de vendas no e-commerce nos Estados Unidos.
São inúmeras as façanhas da Amazon nesses 27 anos. Será que podemos nos espelhar na Amazon sendo um microempreendedor no Brasil? Acredito que sim! Dá para tentar ser pioneiro nas pequenas coisas do dia-a-dia, implementar um novo processo na sua padaria, entregar as comidas num tempo adequado, escolher um bom lugar para atender seus clientes. Busque algo onde você poderá ser pioneiro! O mundo, as possibilidades, as tecnologias estão em constante mudança e assim novas oportunidades surgem a cada dia. Procure onde você pode ser pioneiro, mesmo no seu micro negócio.
Com muita coragem dá para tentar criar algo tão grandioso quanto o Jeff Bezos conseguiu, até porque ele um dia também já foi um pequeno microeempreendedor no fundo de uma pequena garagem residencial.
Conheça mais o Instituto Dom através de nossas redes sociais e veja como apoiamos micro empreendedores menos favorecidos com capacitação, investimento social e assessoria na gestão. Veja nosso canal YouTube e nossas redes sociais Instagram, LinkedIn e nosso Facebook.
E não esqueça…busque aquele pioneirismo dentro de seu micro negócio e dentro do seu dia-dia.