Fidelidade do cliente é essencial
“Só existe um chefe: o cliente, sem ele não chegamos a lugar nenhum.”
Você sabe como fidelizar seu cliente? Não! Essa é uma questão difícil de ser respondida. Mas nós vamos tentar ajudar você, mostrando o mapa da mina, explicando como eram as fidelizações no passado e o que dá para pensar hoje em dia quanto a fidelização de clientes, nesse mundo repleto de marcas e demanda por nossa atenção de todos os lados.
Foram os cupons que começaram essa onda de fidelização em 1891. Os clientes eram recompensados por juntar os cupons e depois poderiam trocar por algum bem. Muito similar ao que é feito ainda hoje. E essa cultura de cupons ainda faz muito sucesso aqui no país. A ideia principal é você sempre ter aquele cliente cativo que sempre estará frequentando sua loja, ajudando seu negócio a crescer.
O relacionamento com seu cliente é essencial, é quase um caso de amor onde se tem confiança e desenvolvimento de paixão pelo produto ou serviço. Aquele pastel de carne delicioso que o feirante faz, o corte da moda que só seu cabeleireiro sabe fazer, não precisa nem falar, só pelo olhar, o cliente já sabe o que quer. Isso sim é um relacionamento legal de se fazer. Aliás, só existe um chefe: o cliente, sem ele não chegamos a lugar nenhum.
Alguns dos aspectos que clientes gostam muito é um atendimento personalizado; conhecendo o cliente, satisfazendo o cliente com qualidade, sabendo que o produto entregue irá funcionar, e mais. Isso fideliza clientes.
Pode ser difícil fidelizar um cliente, no entanto, a melhor coisa a se fazer é começar a dar aos clientes aquilo que eles realmente querem, cultivando uma lealdade deles. Certamente você já tem clientes fidelizados! Sempre existe alguém que ama seus produtos. Basta conversar com eles e tentar fazer isso com mais pessoas.
Então lembre-se: fidelizar seus clientes pode alavancar seu micro negócio!
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