O que é Marketing Digital?
Você já ouviu falar em Marketing Digital? Se não, você já parou para pensar o que isso realmente significa? Será que pode ter alguma coisa relacionada diretamente com a gente? Isso tem a ver com a forma que divulgo meus produtos? São muitas dúvidas e questões que pegam a gente de surpresa e para quem está empreendendo estas questões podem criar alguma confusão. Então, vamos ver a seguir o que tudo isso quer dizer.
Como funciona o Marketing Digital?
Primeiramente, é preciso entender o que significa Marketing. Pode-se dizer que é criar e entregar valor às necessidades e desejos do seu público-alvo. Ou seja, conectar o seu potencial cliente com o seu produto, sua marca ou aquilo que você oferece.
Para que isso aconteça, é necessário criar estratégias que irão proporcionar meios onde você consiga ter um propósito a ser alcançado, seja a curto, médio ou longo prazo. Assim, fica muito mais fácil se organizar e acompanhar o seu crescimento, eventuais perdas que aconteçam ao longo do seu empreendimento e organizar novas estratégias para a reestruturação do seu negócio.
A relação que você estabelece com o seu cliente é importante para que ele tenha uma boa experiência, conecte-se cada vez mais com suas propostas e, consequentemente, divulgue a sua marca de forma natural. Essa relação é possível quando você se utiliza do marketing para comunicar seus produtos, sua marca.
Vamos ver a seguir como é importante essa conexão.
Por que o Marketing Digital é importante para o microempreendedor?
Hoje em dia estamos cada vez mais ligados com o mundo digital, por isso precisamos entender um pouco mais desse meio para trazer novas perspectivas de aprendizado e dinâmica em nossas relações comerciais.
Vamos fazer uma comparação de exemplo entre o Marketing Tradicional vs Marketing Digital para o negócio de um microempreendedor de doces caseiros. Veja como o alcance do seu público e o investimento a ser feito é bem diferente.
MARKETING TRADICIONAL VS MARKETING DIGITAL
No Marketing Tradicional é preciso fazer alguns investimentos para que chegue ao conhecimento das pessoas a sua marca, os tipos de doces que são feitos e onde podem ser comprados. Alguns exemplos do que você vai precisar criar para a sua divulgação:
- Cartazes de divulgação;
- Panfletos;
- Propaganda em jornais e revistas.
Neste tipo de divulgação será preciso investir mais dinheiro nessas mídias e não será possível ter a noção exata do quanto de efeito ela está fazendo. Ou seja, quantas pessoas alcançou, qual público atingiu, como está ocorrendo o engajamento delas.
Já no Marketing Digital o microempreendedor tem as redes sociais, e-mail e whatsapp como algumas das ferramentas de divulgação, onde é possível acompanhar o desenvolvimento da sua estratégia. Vamos usar como exemplo de divulgação dos doces caseiros o Instagram. Nele, é possível, por exemplo:
- Divulgar o seu produtor sem gastar quase nada;
- Publicar fotos e vídeos;
- Escrever sobre zs seus doces;
- Dar dicas;
- Conversar com o seu público.
Além disso, você consegue saber o resultado daquilo que está publicando, ter estatísticas das suas comunicações, saber o que está dando certo e o que não. Pelo contato direto com o seu público, você tem a possibilidade de fidelizar o seu cliente. Esses, são alguns dos recursos que o meio digital facilita o seu empreendimento.
Conheça mais o Instituto Dom através de nossas redes sociais e veja como apoiamos microempreendedores menos favorecidos com capacitação, investimento social e assessoria na gestão. Veja nosso canal YouTube e nossas redes sociais Instagram, LinkedIn e nosso Facebook.