Saiba quais são os 5 pilares básicos de gestão de micronegócio
Você sabe fazer a gestão do seu micronegócio? Sabia que para conseguir bons resultados, manter uma boa organização administrativa é fundamental? Mas, é mais fácil do que parece. É só uma questão de alinhar a sua proposta com seus objetivos.
Contudo, coloque no papel e visualize seu plano de negócios. Assim, você terá uma perspectiva melhor do que fazer e para onde seguir.
Conheça agora os 5 pilares básicos que farão a diferença no seu empreendimento. Veja como eles estão interligados.
- Gestão financeira
Essa é a parte em que você tem que colocar os valores no papel. Somar os ganhos e os gastos. Ou seja, manter um fluxo de caixa equilibrado.
Coloque em uma planilha todos os valores como contas a pagar e o que tem a receber. Esse é um planejamento para que você não tenha surpresas no fim do mês.
Faça uma reserva financeira para futuros investimentos. Invista em seus produtos e em você. Atualize-se com cursos, por exemplo. Isso é parte fundamental para ter um bom crescimento.
- Organização Administrativa
Para que o seu micronegócio tenha eficiência tanto na parte interna como na externa, guie-se por alguns pontos. Isso será responsável por um controle estratégico futuro.
Divida por etapas, veja o exemplo:
- Plano de negócio;
- Marketing;
- Finanças;
- Logística;
- Atendimento ao cliente.
Esses pontos devem caminhar juntos e precisam estar alinhados para que o seu empreendimento siga no rumo certo.
Tenha uma boa logística para a sua microempresa e você vai perceber que administrar será mais fácil.
- Marketing
Como você vende o seu produto? Quais estratégias está usando? Está tendo resultados? Ter um plano de marketing digital ajudará a dar mais visibilidade e, consequentemente, melhores retornos.
Está relacionado a como você apresenta seus produtos e como você se relaciona com o cliente. Construir a sua marca é mostrar o que você tem a oferecer e que vai resolver os problemas de quem quer comprar.
Divulgar aquilo que você oferece, de forma coordenada, planejada, é primordial e atrairá seu público consumidor.
4.Vendas
Se você estruturou o seu plano de marketing e ele está funcionando, suas vendas darão certo. Por isso, tenha uma boa organização ao apresentar seu produto. Se for uma venda online, deixe uma descrição clara daquilo que é oferecido. Quais são as condições de venda e entrega. Se tem garantia e como funciona.
Agora, se for vender pessoalmente, converse com o cliente, informe e esclareça todas as dúvidas.
Seu produto precisa estar alinhado com uma boa logística para chegar ao comprador rapidamente. Busque parcerias para que você tenha mais autonomia.
- Atendimento ao cliente
Por fim, e não menos importante, o atendimento. Pense em você como um cliente. Como você espera que seja o atendimento? Esse é um ponto chave para o sucesso do seu micronegócio. Saiba quem é o seu público-alvo.
A experiência do cliente é a chave do negócio. A atenção deve ser voltada para ele. Desde o momento em que há uma dúvida sobre o produto até depois de adquiri-lo. Se tiver um bom atendimento ele volta a comprar.
Dedique tempo para aprender sobre como fazer bons atendimentos. Ouça o que ele tem a dizer. Pergunte. Esse relacionamento só trará benefícios.
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