Como fazer parcerias com o terceiro setor
Para quem tem um negócio, é importante fazer parcerias. Elas ajudam no desenvolvimento, na ampliação de possibilidades e crescimento. Também ajuda a estruturar a sua proposta.
O terceiro setor está presente e atuando em diversos campos. Às vezes, mesmo à distância, é possível ter uma parceira. Basta ter atenção, perguntar e procurar na internet, por exemplo.
Veja a seguir como construir uma parceria!
O que é terceiro setor?
Ele surge de uma divisão criada para estabelecer três características organizacionais. Dividem-se assim:
- o primeiro setor é o Estado;
- o segundo setor são as entidades privadas;
- o terceiro setor são organizações privadas, mas sem fins lucrativos.
As entidades do terceiro setor são chamadas popularmente de ONG. Ela se organiza para atuar em alguns pontos como no social, no político, no ecológico, no empreendedorismo, no cultural, enfim, naquilo em que aquele grupo se identifica.
Geralmente, eles captam recursos por meios de editais, que podem ser públicos ou privados, para atuarem em suas frentes de trabalho. Isso proporciona um grande avanço na ajuda que eles oferecem.
Conheça sua forma de se organizar.
Como é a estrutura do terceiro setor?
Basicamente, um grupo de pessoas, que têm interesses em comum, juntam-se para melhorar e transformar algo ou a vida de outras pessoas.
Nesta união, procuram-se voluntários para agregar ao time. Por meio dessas pessoas que dedicam parte do seu tempo para construir uma sociedade melhor, essa rede é ampliada.
Cada grupo do terceiro setor tem uma organização própria e presta contas para que todos possam saber de suas atividades.
Do mesmo modo em que eles ajudam, também precisam ser ajudados. Como são entidades sem fins lucrativos, precisam de doações. Assim como, promovem eventos para arrecadação de dinheiro, comida, material de trabalho, tudo dependendo da área de atuação.
Como posso ajudar?
Existem várias formas de ajudar uma organização social sem fins lucrativos. Algumas possibilidades são:
- ser um voluntário;
- fazer doações (tanto pessoas física como jurídica);
- fazer captações de recursos;
- ajudar a divulgar para mais pessoas.
Às vezes, não é preciso muita coisa para transformar o espaço e o lugar onde vivemos. Tudo depende de organização e força de vontade. O impacto social pode ser maior quando todos se juntam para o bem.
O próprio Instituto Dom é um exemplo de terceiro setor.
Conheça mais o Instituto Dom através de nossas redes sociais. Veja como apoiamos microempreendedores menos favorecidos com capacitação, investimento social e assessoria na gestão.
Veja nosso canal YouTube e nossas redes sociais Instagram, LinkedIn e nosso Facebook.