O que é um slogan e para que serve?
Um bom slogan pode fazer a diferença
Já ouviu falar na palavra slogan? Se não ouviu, provavelmente já deve ter repetido vários slogans sem saber que era um. Ele é um meio de comunicação muito eficiente. Ajuda na fixação de uma marca ou de um produto.
Ele acaba sendo um intermediário entre o que está sendo vendido, por exemplo, e quem vai comprar.
Entenda melhor, a seguir!
O que é um slogan
A origem do termo slogan vem do gaélico, que significava “grito de guerra”. É um modo de anunciar uma chegada. Porém, com o tempo, acabou sendo usado como uma forma de propaganda.
Nada mais é do que uma frase curta e marcante, muito usada em marketing. Ele ganha grande relevância, pois comunica uma ideia ou um conceito em poucas palavras.
Para ilustrar, você lembra deste slogan: “Bonita camisa, Fernandinho”. Se você nasceu depois dos anos 80, pode ser que não tenha ouvido. Ele foi criado para vender camisas da marca USTOP, na época.
Mas, vamos entender melhor a sua funcionalidade. Veja!
Para que serve um slogan?
Quando você tem um empreendimento, precisa fazer chegar a marca do seu produto ao consumidor. Por isso, precisa ter um nome forte para chegar ao seu público com maior eficiência.
Alguns aspectos básicos para um bom slogan são:
- chamar a atenção;
- ser atrativo;
- fácil de memorizar;
- ter uma boa sonoridade;
- passar a mensagem do produto.
Muitas outras características podem ser atribuídas a ele, mas isso é fruto de muito estudo e pesquisa. Claro, às vezes, ele pode vir de forma espontânea.
Ter um bom slogan pode ajudar muito nas vendas. Perceber como anda o mercado e entender as novas linguagem de comunicação é essencial. Procure usar a criatividade para inovar e desenvolver seu negócio.
Como criar um slogan?
A princípio, não existe uma “fórmula secreta” para isso. Tudo vai depender de quais objetivos você quer atingir e quem é o seu público-alvo. Mas, vamos a algumas dicas:
- escreva suas ideias;
- pense no som das palavras;
- fale em voz alta para ver se soa bem;
- procure exemplos (mas não imite);
- pergunte aos amigos o que acham;
- tenha certeza se o que você diz está de acordo com o seu produto.
Basicamente, você precisa testar, testar e testar, antes de “soltar para o mundo”. Pois, se seu slogan não reflete aquilo que é importante ser entendido, ele pode ter um efeito ruim para a sua marca.
Veja alguns slogans famosos de muito sucesso. Você se lembra de algum deles?
- Não é assim uma Brastemp;
- Se é Bayer, é bom!;
- Kolynos, ah!;
- Não esqueça a minha caloi;
- Dê férias para seus pés;
- Energia que dá gosto.
São muitos os exemplos em que você pode se inspirar. Mas, lembre! Não faça plágio! Isso pode criar uma imagem negativa do seu empreendimento.
Com certeza, você conseguirá criar o seu slogan e se surpreender!
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