Como prospectar novos clientes?
O sucesso e a permanência no mercado de um bom negócio, vai precisar de clientes, independente do serviço que você esteja oferecendo.
Para que tudo possa ocorrer da melhor maneira possível, o sucesso do negócio depende de uma equipe de vendas bem organizada e com um plano de prospecção de clientes bem estruturado. Improvisações e confiança em excesso podem causar atraso ou perda de negócios. Por isso, antes de sair procurando clientes, é preciso organizar o processo.
O planejamento de vendas nesta etapa é tão importante quanto concluir uma venda. É essencial separar um tempo da rotina diária para preparar a prospecção e não deixar de cumpri-lo.
Prospectar também significa divulgar o nome da sua empresa. Quanto mais sua empresa fica conhecida, mais fácil é fixar o nome e vender o produto, pois as pessoas preferem fazer negócios com empresas e marcas conhecidas.
Além disso, devemos levar outras questões em consideração. Como:
Ofereça o seu produto a quem precisa;
- Não misture as tarefas;
- Ajuste o foco;
- Olhe para o seu portfólio;
- Peça indicações aos clientes atuais;
- Esteja sempre on-line;
- Visite feiras e convenções;
- Conheça o cliente.
Hoje é possível ter acesso a diversas ferramentas e app de prospecção, que podem e vão te ajudar nesses momentos.
RD Station: a RD Station permite automatizar os contatos com os prospects e ainda acompanhar a situação de cada um ao longo do funil de vendas na sua ferramenta de CRM. É uma plataforma completa para a automação de marketing.
HubSpot CRM: a HubSpot oferece uma ferramenta gratuita de CRM para pequenos negócios, que permite acompanhar prospects no funil, gerenciar contatos, rastrear e-mails, agendar reuniões, gerar relatórios de vendas, entre outros recursos.
MailChimp: utilize a ferramenta de email marketing (ou outra plataforma da sua confiança) para automatizar os envios de emails aos prospects e escalar suas abordagens de venda.
LinkedIn: o LinkedIn pode ajudar no processo de prospecção de clientes de várias formas. Aproveite a rede social para fazer pesquisas, abordar os prospects com a ferramenta de InMail ou ainda construir sua reputação profissional com publicações e discussões sobre a sua área.
Google Alertas: use a ferramenta de alertas do Google para receber notificações de notícias e novas publicações na internet sobre os seus prospects.
Prospectar vai te ajudar não apenas a fechar ainda mais vendas, mas também a tornar esse processo mais rápido e prático para a sua equipe, evitando desperdiçar esforços com abordagens que podem vir a não dar certo.
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