Inspire-se com a jornada de grandes empreendedores de sucesso
A jornada de um empreendedor é repleta de desafios e pode desanimar quem está no começo. Você já se sentiu assim alguma vez?
Em algum momento, todo empreendedor irá enfrentar alguma barreira, por isso, é bom ter como referência pessoas como você, que começaram do zero, se arriscaram, não desistiram e cresceram.
Confira a seguir alguns empreendedores notáveis em seu campo de atuação:
Flávio Augusto: da periferia a empreendedor bilionário
Flávio Augusto veio da periferia do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira aos 19 anos numa escola de inglês, usava fichas para fazer ligações em um orelhão para vender cursos de inglês.
Apesar de ter crescido lá dentro, decidiu sair e abrir seu próprio negócio. Flávio já era visionário e percebeu uma oportunidade excelente para empreender num mercado ainda pouco explorado naquela época.
Ele se arriscou com um empréstimo e inaugurou a Wise Up, escola de inglês voltada para o público adulto, que precisavam aprender de forma rápida e com eficiência.
Desde então, ele conquistou grandes coisas mesmo estudando a vida toda em escola pública, sem diploma universitário e sem falar inglês (que aprendeu a pouco tempo).
Como empresário que saiu do zero e alcançou o sucesso, ele defende que sua origem não determina seu destino, e todos podem alcançar o sucesso. Na sua página Geração de Valor, ele compartilha dicas valiosas sobre empreendedorismo e investimento.
Nathalia Arcuri: Por um Brasil com mais investidores
Nathalia Arcuri é uma especialista em finanças e tem como propósito ajudar as mulheres a serem independentes financeiramente.
Com apenas 7 anos, soube de uma coleguinha de escola que ganhou uma poupança para guardar dinheiro e comprar um carro aos 18 anos. Quando concluiu que não tinha uma poupança, Nathalia decidiu focar para juntar dinheiro e comprar um carro quando completasse 18 anos.
Nas datas comemorativas, pedia dinheiro ao invés de brinquedos. Na adolescência, economizava em roupas e comidas. Nathalia fez alguns comerciais de TV, e todo o cachê era poupado com o carro em mente.
Aos 18 anos, ela tinha dinheiro suficiente para investir num carro, e para sua surpresa, foi presenteada com um por sua madrinha. Ela continuou a poupar e conquistou sua casa própria, alguns anos depois.
Nathalia se formou em jornalismo, e ainda nessa época, começou a se interessar por educação financeira. Ela continuou a estudar sobre o assunto e percebeu que não tinha conteúdo disponível numa linguagem acessível para as pessoas.
Em 2015, abriu o blog Me Poupe! Logo depois, abandonou um emprego estável e salário de 13 mil na TV para abrir seu canal no YouTube, o Me Poupe! O que começou apenas como um blog hoje é uma empresa com 12 profissionais e o maior canal do mundo sobre finanças, com mais de 15 milhões de inscritos.
Caito Maia: a reviravolta que transformou seu negócio
Caito Maia é um empresário que, na verdade, nunca teve o sonho de empreender e muito menos, trabalhar com óculos. Seu sonho era seguir carreira artística, como músico.
Ele era o vocalista e guitarrista de uma banda de rock, a Las Ticas Tienen Fuego, que chegou a ser indicada a um prêmio importante da televisão, o Vídeo Music Brasil, da MTV.
Sua jornada empreendedora começou a revender óculos escuros que comprava nos Estados Unidos. O que era para ser apenas uma renda extra fez sucesso, e ele decidiu ampliar para lojas de varejo.
A Blue Velvet, sua primeira empresa, uma atacadista de óculos, realizou grandes vendas. Porém, devido à dificuldade de Caito em administrá-la, ela chegou à falência.
Com o que sobrou do estoque, Caito ainda viu uma oportunidade e montou um quiosque no Mercado Mundo Mix, um grande evento realizado em São Paulo. E assim nasceu a Chilli Beans, que foi um grande destaque e
Caito não desistiu quando seu negócio faliu, se reinventou, e continuou a crescer conforme inovava e atraía mais clientes.