O que o seu negócio tem a oferecer no Dia do Consumidor?
Em meio a grandes temporadas de compras, a primeira grande data no calendário comercial é 15 de Março, Dia do Consumidor. Mas, é uma das mais esquecidas — mesmo com grande potencial para fortalecer a marca e aumentar as vendas.
A data foi oficializada em 1983, mas surgiu quando o presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy, em 1962, falou pela primeira vez sobre os direitos do consumidor. Visto que ele foi a primeira pessoa com um cargo tão alto a discutir essa pauta, não foi à toa que seu discurso teve uma repercussão enorme.
O mercado entendeu que os consumidores preferem marcas que valorizam o relacionamento com os clientes. O Dia do Consumidor é uma excelente oportunidade para estreitar um laço de confiança com seu cliente potencial e melhorar a imagem do seu negócio.
Como agradar o público nesta data?
Por ser o ‘’seu dia’’, o consumidor espera encontrar benefícios além da oferta.
Segundo pesquisa realizada pelo Think With Google, além dos descontos, 53% das pessoas gostariam de ganhar frete grátis, 15% gostariam de condições de pagamento especiais, 12% pontos extras em programas de fidelidade e 7% seguro ou garantia estendida gratuita.
Considerando as expectativas do consumidor, confira essas estratégias que você pode aplicar para aproveitar melhor o Dia do Consumidor:
Elabore ofertas atraentes: suas ofertas devem oferecer vantagens para seu cliente em potencial finalizar a compra. Pesquise o que as pessoas desejam com o serviço ou produto que você oferece. Leve em conta também o preço, pontos fracos e garantia da concorrência para criar uma oferta que seja útil e vantajosa para os clientes.
Desconto é essencial, mas não é o único atrativo: invista numa boa estrutura e use novos canais de compra, como loja online, WhatsApp e aplicativos como Instagram para oferecer um atendimento prático e eficiente, principalmente na hora de resolver problemas.
Use o frete ao seu favor: um dos maiores motivos para o cliente não efetuar a compra é o valor alto do frete. Mesmo que você não possa oferecer para todos, pode disponibilizar fretes grátis para: pedidos acima de um determinado valor, produtos ou categorias que são tendência de compra, regiões mais estratégicas e primeira compra de um novo cliente.
Presença forte no digital: use as redes sociais para mostrar o diferencial do seu negócio e despertar o desejo de compra do seu consumidor. É importante conhecer seu cliente ideal e produzir conteúdos que quebrem suas maiores objeções de compra, desmistifique ideias erradas e destaque como seu produto ou serviço soluciona os principais problemas do cliente.
Pense em meios de fidelizar seus clientes: a venda não acaba depois que seu cliente efetua o pagamento. A maioria das pessoas foca apenas em vender para quem não conhecem, e esquecem da parte mais fácil: manter um relacionamento com o cliente. Brindes, cupons, pesquisas de satisfação após a compra fará seu negócio se destacar na experiência final do consumidor.
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