• contato@institutodom.org.br
Filmes que todo empreendedor deveria assistir

Filmes que todo empreendedor deveria assistir

Todo grande empreendedor já teve uma ideia rejeitada, faliu ou teve dificuldades em abrir seu próprio negócio. Empresários como Steve Jobs, Walt Disney e até os donos da rede de fast food mais famosa do mundo já passaram por isso. Alguns mais do que uma única vez.
 
Além das adaptações feitas com base na trajetória de grandes nomes do empreendedorismo, o mercado cinematográfico se encarregou de criar histórias fictícias inspiradoras para aqueles que se emocionam com relatos de superação e, principalmente, para aqueles que têm o desejo de empreender.
 
Sejam reais ou fictícios, os filmes sobre empreendedorismo são uma ótima forma de ganhar a inspiração e a força de que precisa para desenrolar uma ideia antes jogada para debaixo do tapete. 
 
Pensando nisso, nós separamos cinco opções de filmes para você se inspirar.
 
 
1. Walt Antes do Mickey
Um dos principais filmes para ser assistido por aqueles que se sentem desmotivados com o seu negócio. O longa retrata a vida de Walter Elias Disney, um homem apaixonado por ilustração desde criança e que teve sua primeira empresa falida. Vivendo de favor na casa dos amigos e se alimentando até mesmo de restos do lixo, Walter vendeu o pouco que lhe restava e mudou-se para Hollywood, disposto a começar outra empresa. Anos mais tarde, ele criou o que hoje se tornou o império da animação mundial.
 
“Quando você acredita em algo, acredite nele todo o caminho, de uma maneira implícita e inquestionável.”
 
Disponível: Amazon Prime Video; YouTube.
 
 
2. Jobs
 
O filme conta a história de ninguém mais e ninguém menos que Steve Jobs, o criador da Apple. Embora não seja uma biografia fiel à vida do inventor, o filme serve como inspiração para empreendedores que desejam colocar suas ideias para além do papel.
 
Disponível: Netflix; Amazon Prime Video.
 
 
3. Coco Antes da Chanel
 
A menina órfã que foi deixada em um abrigo se tornou uma das maiores estilistas da história e a única designer a ser reconhecida como uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Times. Mas nem sempre foi assim. Gabrielle Chanel deu o primeiro passo ao abandonar os espartilhos e os vestidos de cintura apertada para tornar as roupas um item confortável no guarda-roupa feminino.
 
Disponível: Telecine.
 
 
4. À Procura da Felicidade
 
O filme protagonizado por Will Smith nos faz crer que tudo tem um porquê, inclusive os momentos difíceis. Após ser largado pela esposa e não conseguir um emprego remunerado, Chris Gardner é despejado e passa a morar em abrigos com o filho de cinco anos. Mesmo com uma ideia fracassada e dívidas nas costas, ele nunca deixou de acreditar que um dia todo seu esforço seria recompensado. O filme foi inspirado na trajetória de um empresário milionário dos Estados Unidos de mesmo nome.
 
Disponível: HBO; YouTube; Google Play Movies; Amazon Prime Video.
 
5. Joy: O Nome do Sucesso
 
Finalmente entramos na importância do marketing. Essa é uma das maiores lições que o filme trás em sua produção. Inspirada na história de Joy Mangano, a obra conta a trajetória da mulher de trinta e nove anos, divorciada e mãe de dois filhos, que tem uma relação conturbada com a família. Joy, que sempre foi cheia de ideias, cria algo que iria revolucionar para sempre a vida de donas de casa: esfregões que torcem sozinhos. Após a primeira tentativa ser um fracasso por divulgar de forma errada seus serviços, a futura empresária passa a vender seu próprio produto. Hoje, Joy possui mais de cem invenções patenteadas em seu nome.
 
Disponível: Star+
 
Bônus
 
Séries sobre empreendedorismo disponíveis na Netflix:
 
 
• A vida e a história de Madam C. J. Walker
• Girl Boss
 
Conclusão
 
A maior parte dos empresários de sucesso possuem duas coisas em comum: 
 
• Passaram por dificuldades.
 
• Não desistiram perante elas.
 
Walter Disney não teria criado o Mickey se tivesse desistido quando faliu. Chris Gardner não teria fundado sua empresa se não tivesse acreditado em si mesmo, nem mesmo os esfregões milagrosos existiriam se Joy Mangano não tivesse dado a volta por cima e vendido seus produtos. 
 
Por isso, é importante não desistir e continuar tentando. Nunca é tarde ou cedo demais para começar uma ideia nova.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *