Mulheres Empreendedoras no Brasil: quais as maiores dificuldades?
A liderança de mulheres no empreendedorismo tem sido cada vez mais incentivada. No entanto, quais dificuldades as mulheres, em especial, enfrentam ao tocar seu negócio?
Conciliar maternidade e jornadas múltiplas
Quando nasce uma mãe, em 68% dos casos nasce também uma empreendedora. É o que mostra o estudo “Empreendedoras e seus Negócios”, realizado pela Rede Mulher Empreendedora (RME).
Por trás de cada mulher empreendedora, muitas vezes há uma mãe, uma esposa ou mãe solo, que está cansada e fica sobrecarregada ao conciliar as responsabilidades de seu negócio com as tarefas domésticas, o cuidado com os filhos e com a família em geral.
Além disso, dados do IBGE mostram que mulheres trabalham 10 horas a mais que os homens.
Em muitos lares, não há divisão das funções diárias de casa e filhos entre seus companheiros e familiares, e o resultado é que a maioria das mulheres se sentem sobrecarregadas com as múltiplas jornadas.
Falta de apoio
Mulheres empreendedoras muitas vezes são desacreditadas e não recebem apoio até mesmo dentro do seu círculo mais próximo.
Conforme o estudo do Sebrae ‘’Empreendedorismo Feminino no Brasil’’, em 2020, 8,6 milhões de mulheres eram donas de negócios no Brasil (33,6%). Porém, os números eram maiores antes da pandemia: em 2018, eram 9,4 milhões e, em 2019, 9,9 milhões.
A queda significativa evidencia a necessidade das mulheres se dedicarem mais às tarefas domésticas durante a pandemia, um reflexo do machismo estrutural na sociedade.
Bom planejamento
O estudo “Empreendedoras e seus Negócios”, realizado pela Rede Mulher Empreendedora (RME) ainda aponta que 86% das empreendedoras não estudam antes de abrir uma empresa; 37% iniciam o negócio sem capital; e 65% misturam a conta da empresa com a pessoal.
Se você é mulher e quer empreender, estude sobre o mercado em que deseja empreender, pesquise, conheça pessoas da área, observe as vantagens e desvantagens de empreender e planeje.
Para acompanhar mais dicas sobre empreendedorismo, conheça mais o Instituto Dom através de nossas redes sociais. Nos siga no Instagram: @oinstituitodom para conhecer como apoiamos microempreendedores menos favorecidos com capacitação, investimento social e assessoria na gestão.