Você sabe o que é um Lead? E qual a sua importância?
Você sabe o que é um Lead? E qual a sua importância?
Lead nada mais é que a pessoa que entra em contato com a sua empresa para saber mais sobre algum produto ou serviço. A definição pode ser ampliada para alguém que fornece seu contato (email, fone) em troca de um conteúdo relevante para ele.
É como se fosse um contato com quem você trocou cartões em um evento ou alguém que poderia ser abordado por um membro da equipe comercial. Porém, por meio do ambiente digital, esse processo acontece de uma forma muito mais simples e automatizada como a maioria das coisas na era digital.
O uso do termo lead tem se popularizado muito nos últimos anos, tanto com a globalização quanto com o crescimento da importância das estratégias de inbound e marketing digital em empresas de todos os tamanhos.
Afinal de contas, o investimento em marketing na internet pode ter seu retorno mensurado por meio de ações de acompanhamento de conversões.
Contar com uma vasta lista de prospects não é suficiente para fechar muitos negócios. Na verdade, é preciso particularizar e direcionar o conteúdo de maneira correta. Assim, administrar o caminho percorrido por cada lead é essencial para alcançar uma maior efetividade nas vendas. Porém bombardear os possíveis compradores com ofertas diretas vai fazer com que as propostas sejam simplesmente ignoradas. Isso porque, inicialmente, a maior parte dos leads não tem interesse em realizar uma compra.
Devemos sempre identificar o estágio de amadurecimento dos possíveis clientes e alinhar os conteúdos que vão ser oferecidos são tarefas fundamentais que facilitarão o processo de venda.
Afinal, por meio do conhecimento, os leads podem constatar necessidades, identificar soluções e, em seguida, considerar a compra dos produtos ou serviços da sua empresa.
Pense que cada lead é um possível negócio para a sua empresa, e uma boa gestão deles é o que irá convertê-los em clientes de fato, quanto maior o número de visitantes que você conseguir conquistar, maiores serão as possibilidades de um possível crescimento. Porém, caso não obtenha resultados positivos na conversão em leads, e em seguida gerenciá-los, as suas chances de efetuar vendas podem ser comprometidas.
Para realizar a gestão de leads, podemos seguir alguns passos, como:
- Estudar os visitantes do seu site;
- Qualifique os “prospects”
- Sempre disponibilize material relevantes;
- Selecione os clientes mais prováveis.
Muitos empreendedores se deparam com a dúvida sobre o que é lead e como ele pode auxiliar o negócio. Afinal, os nomes, os estágios e as particularidades do processo de gestão dos possíveis clientes acabam tornando tudo aparentemente complicado.
No entanto, após essas considerações, você vai ter o que precisa para conseguir avançar seus leads no funil de vendas e convertê-los em compradores.
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