Como trabalhar em Home Office?
O trabalho estilo Home Office já era algo recorrente. Porém, com o surgimento da pandemia, o que não era comum para muitas pessoas, se tornou uma realidade. Existem os prós e contras desse tipo de trabalho. Há quem ame e quem não se adapte.
Ao mesmo tempo, por vivermos um grande período nessa situação, muitas empresas e pessoas aderiram a este modelo. De todo modo, é uma realidade que veio para ficar em alguns modelos de trabalho.
Veja a seguir, o que é esse sistema e como funciona!
O que é trabalho home office?
A tradução de home office nada mais é do que escritório em casa. Teoricamente, é uma forma de trabalho em que a pessoa tem um cômodo reservado para ela. Esse cômodo é o seu escritório. Seja ele um quarto ou uma sala, por exemplo.
É o seu espaço onde se concentra tudo que se refere ao serviço. Se a pessoa é um microempreendedor MEI e é um(a) relator(a), precisa desse espaço reservado para escrever seus textos. Ao invés de estar presente na empresa, ela está trabalhando de casa, cumprindo sua jornada de trabalho.
Algumas pessoas se adaptaram facilmente a este tipo de trabalho. Outras, nem tanto. Existem vantagens e desvantagens nessa forma de trabalho. Tudo depende de como a pessoa se organiza e como é sua rotina familiar.
Confira a seguir!
Vantagens e desvantagens do trabalho em casa
Seja você prestador(a) de serviços ou tenha um trabalho fixo, a rotina e organização são fundamentais. Contudo, veja como você se sente ao trabalhar em casa.
Algumas vantagens:
- não pega trânsito para ir trabalhar;
- não precisa acordar tão cedo;
- economia de tempo;
- almoça na casa;
- tem mais tempo para si.
Por outro lado, perder-se na rotina de casa pode atrapalhar sua dinâmica. O ambiente tem que ser favorável às suas atividades.
Alguma desvantagens:
- procrastinar (ir adiando o trabalho);
- não manter uma rotina;
- distrair-se com as coisas da casa;
- trabalhar em excesso;
- acumular trabalho.
Quando o trabalho é fora de casa, numa empresa, por exemplo, você tem o horário de entrada e saída. Depois disso, o trabalho é só no dia seguinte.
Quando o trabalho está sendo feito em casa, há uma tendência a todo horário ser horário de trabalho. Fugiu um pouco do controle. Pense como a logística de uma empresa, tudo tem seu processo organizacional.
Entenda na sequência!
Como se organizar para trabalhar em home office?
A palavra chave para o trabalho em casa é organização. Somente através dela que você vai conseguir manter um fluxo.
Pensando nisso, seguem algumas dicas de como planejar o seu dia a dia.
- crie uma rotina com horários;
- reserve um lugar só para você;
- imagine que esse lugar não é a sua casa;
- não se distraia com a TV;
- deixe seu ambiente de trabalho organizado;
- estabeleça metas.
Entenda qual é a sua dinâmica e planeje cada dia. Assim, você terá um trabalho mais eficiente.
Conheça mais o Instituto Dom através de nossas redes sociais. Veja como apoiamos microempreendedores menos favorecidos com capacitação, investimento social e assessoria na gestão.
Veja nosso canal YouTube e nossas redes sociais Instagram, LinkedIn e nosso Facebook.