Metaverso – a tecnologia que revolucionará a forma que as pessoas interagem
Você acredita nisso? Compartilhar experiências imersivas com outras pessoas mesmo quando não puderem estar juntas? Até mesmo fazer coisas que não poderia fazer juntos no mundo físico?
Essa ideia pode parecer a sinopse de um filme fictício, e apesar de ainda estar um pouco distante de ser aplicada em sua totalidade, já ganhou vida e podemos dizer que já é realidade: é a próxima evolução de uma longa jornada de tecnologias sociais.
Em 28 de outubro de 2021, Mark Zuckeberg apresentou o metaverso como próximo sucessor da internet móvel: um conjunto de espaços digitais caracterizado pela sensação de estar perto de outra pessoa, não importa a distância que separe vocês.
O objetivo do metaverso é que ele não seja apenas uma plataforma própria, mas um ambiente em que seja possível acessar serviços de diversas empresas. Nesse universo virtual, as pessoas poderão interagir entre si e realizar várias atividades, como trabalhar, fazer compras, se divertir, ir a shows, praticar exercícios e jogar.
Esse universo virtual será criado por diversas tecnologias, como realidade aumentada, realidade virtual, redes sociais e criptomoedas, para citar algumas.
As maiores empresas do mundo, como Nike, Disney e Microsoft, enxergam no metaverso uma grande oportunidade para os negócios e já investem nessa nova tecnologia que mudará como as pessoas interagem.