Um bom slogan pode fazer a diferença
Já ouviu falar na palavra slogan? Se não ouviu, provavelmente já deve ter repetido vários slogans sem saber que era um. Ele é um meio de comunicação muito eficiente. Ajuda na fixação de uma marca ou de um produto.
Ele acaba sendo um intermediário entre o que está sendo vendido, por exemplo, e quem vai comprar.
Entenda melhor, a seguir!
O que é um slogan
A origem do termo slogan vem do gaélico, que significava “grito de guerra”. É um modo de anunciar uma chegada. Porém, com o tempo, acabou sendo usado como uma forma de propaganda.
Nada mais é do que uma frase curta e marcante, muito usada em marketing. Ele ganha grande relevância, pois comunica uma ideia ou um conceito em poucas palavras.
Para ilustrar, você lembra deste slogan: “Bonita camisa, Fernandinho”. Se você nasceu depois dos anos 80, pode ser que não tenha ouvido. Ele foi criado para vender camisas da marca USTOP, na época.
Mas, vamos entender melhor a sua funcionalidade. Veja!
Para que serve um slogan?
Quando você tem um empreendimento, precisa fazer chegar a marca do seu produto ao consumidor. Por isso, precisa ter um nome forte para chegar ao seu público com maior eficiência.
Alguns aspectos básicos para um bom slogan são:
Muitas outras características podem ser atribuídas a ele, mas isso é fruto de muito estudo e pesquisa. Claro, às vezes, ele pode vir de forma espontânea.
Ter um bom slogan pode ajudar muito nas vendas. Perceber como anda o mercado e entender as novas linguagem de comunicação é essencial. Procure usar a criatividade para inovar e desenvolver seu negócio.
Como criar um slogan?
A princípio, não existe uma “fórmula secreta” para isso. Tudo vai depender de quais objetivos você quer atingir e quem é o seu público-alvo. Mas, vamos a algumas dicas:
Basicamente, você precisa testar, testar e testar, antes de “soltar para o mundo”. Pois, se seu slogan não reflete aquilo que é importante ser entendido, ele pode ter um efeito ruim para a sua marca.
Veja alguns slogans famosos de muito sucesso. Você se lembra de algum deles?
São muitos os exemplos em que você pode se inspirar. Mas, lembre! Não faça plágio! Isso pode criar uma imagem negativa do seu empreendimento.
Com certeza, você conseguirá criar o seu slogan e se surpreender!
Conheça mais o Instituto Dom através de nossas redes sociais. Veja como apoiamos microempreendedores menos favorecidos com capacitação, investimento social e assessoria na gestão.
Veja nosso canal YouTube e nossas redes sociais Instagram, LinkedIn e nosso Facebook.
Instituto Dom é uma Organização Social Civil (OSC) que apoia microempreendedores que buscam aumento de renda. Nossa OSC também apoia jovens adolescentes que buscam um primeiro emprego.
© Copyright Instituto Dom 2025
Organização Social Civil CNPJ: 35.857.711/0001-61
Deixe um comentário